FILIPINAS
As Filipinas são um vasto arquipélago delimitado pelo Mar das Filipinas a leste, Mar das Celebes e Mar de Sulu a sul e Mar da China Meridional a oeste. O Estreito de Luzon, a norte, separa as Filipinas de Taiwan, o Estreito de Balabac, a sudoeste, é uma das fronteiras marítimas com a Malásia, e há também fronteira marítima com a Indonésia, a sul. Também Palau se situa nas imediações, para sueste. A sua capital é Manila. O nome oficial do país é República das Filipinas.
PRESENÇA DAS IRMÃS
A missão das Irmãs dos Pobres iniciada na ilha de Luson já tem um vasto campo de ação. Nos bairros mais pobres das paróquias onde se encontram inseridas as Irmãs, estas se dedicam à catequese das crianças pobres, ocupam-se com a formação dos jovens e assistem as mães solteiras dando-lhes apoio e orientação. As várias atividades apostólicas aqui realizadas prosperam e as Irmãs dos Pobres conseguem fazer tanto bem a todos aqueles que delas se aproximam. Uma Irmã médica, especializada em doenças tropicais, oferece a sua profissionalização a fim de contribuir para melhorar o nível de saúde do povo simples.
As filhas de Madre Savina são "aquelas que dão voz àqueles que não a têm". Em meio à gente filipina elas foram e são ainda hoje estímulo a tantas outras pessoas para que aprendam a descobrir no pobre um "irmão". De fato, as Filipinas são um país, onde as Irmãs dos Pobres são acompanhadas e sustentadas pelos benfeitores locais que assimilam o espírito de serviço da família saviniana. Alguns desses, verdadeiramente, tornam-se "Providência" nos momentos de necessidades e tais o são, que nos leva a fazer memória, analogicamente, a inesquecível pessoa de "papai Sandro": Maerquês Bichi Ruspoli.
IRMÃS DOS POBRES “CORAÇÃO DE CRISTO”
As Irmãs dos Pobres fizeram-se assim "coração de Cristo" e "mãos hábeis e generosas" na Igreja e na sociedade. Caminho que elas, por intuição sobrenatural, como Madre Savina, vão cavando na desconcertante realidade: em cada homem ne-cessitado, perpetua-se a cruz; em cada sofredor, é Cristo que ainda continua a padecer pela salvação da humanidade.
"Tudo é pouco por Jesus". Foi a máxima na vida de Savina Petrilli e que o é também para todas as suas filhas. Com a Paixão pelo Reino de Deus e impulsionadas por um grande amor para com os irmãos, renova-se no cotidiano das filhas de Savina a sua identidade de apóstolas, fazendo-as protagonistas de uma nova evangelização com a predileção por aqueles irmãos e irmãs que são marginalizados pela sociedade. Consideram campo especial, segundo a intuição da Fundadora, a educação da infância e da juventude pobre e abandonada, sempre com o mesmo espírito das origens, abertas, porém, aos desafios do nosso tempo e às expectativas da Igreja e de Cristo.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DO Ó
Rua Francelina Santos(Estrada da Bateria), 962. Chapéu Virado. Mosqueiro. Belém/Pa.
INSTITUCIONAL ANBEAS
SAVINA PETRILLI
CULTURA E ESPIRITUALIDADE