‹ › ×
    Home
    • Nossa Escola
    • Savimundo
    • Padroeira
    • Nossa Ilha
    • Galeria
    • SaviEstudante

    A ilha do Mosqueiro é um distrito administrativo do município de Belém. De fato, Mosqueiro é uma ilha fluvial localizada na costa oriental do rio Pará, um braço sul do rio Amazonas, em frente à baía do Marajó. Apresenta área de aproximadamente 212 km² e está localizada a 70 km de distância do centro de Belém. Possui 17 km de praias de água doce com movimento de maré.

    O termo "Mosqueiro" é originário da antiga prática do "moqueio" do peixe pelos indígenas tupinambás que habitavam a ilha. Tal fato é corroborado pela Grande Enciclopédia da Amazônia, que narra:

    «(...) esse serviço de moqueio de peixe para conservá-lo até seu transporte à cidade de Belém, onde era negociado. Dessa atividade primitiva, surgiria a expressão para a «ilha do moqueio» que, através dos anos, transformar-se- ia em «ilha do mosqueiro» e que nada tem a ver com o inseto mosca.»

    HISTÓRIA

    Em Mosqueiro, os colonizadores se estabelecem nos terrenos altos, os "caris” na língua indígena, próximo da enseada, onde dispunham de segurança para suas embarcações. Quando chegaram à ilha, os portugueses já encontraram os índios Tupinambás (os “filhos de Tupã”), que fugiram do Nordeste após as invasões estrangeiras no litoral brasileiro. Bastante evoluídos para a época, esses indígenas sabiam falar a língua geral, o Nheengatu, devido ao contato mantido com os europeus. Ma foi a partir do ciclo da borracha que a vila entrou num processo de grandes mudanças. Junto com Belém, Mosqueiro passou a conviver com a riqueza e o luxo e a usufruir as benesses trazidas pelo acelerado desenvolvimento registrado na capital. Chegaram os ingleses da Pará Electric Railways Company, responsáveis pela instalação de energia elétrica e de meios de transportes interno. Vieram também alemães, franceses e norte-americanos, funcionários de companhias estrangeiras, como a Port of Pará e a Amazon River.

    A valorização da ilha, balneário distante 70 quilômetros de Belém por rodovia, teve início no final do século XIX e está ligada ao ciclo da borracha. Foram os estrangeiros — atraídos pelo boom da economia da capital — os primeiros a valorizar a Mosqueiro como local de veraneio. Eles construíram os casarões que ainda hoje podem ser vistos em torno da orla das praias do Farol, Chapéu Virado, Porto Arthur e Murubira. Os “barões da borracha” encamparam a descoberta. Começava assim o processo de ocupação da ilha, pois o rio era então o único meio de acesso dessa incipiente ocupação. A expansão vigorosa do processo ocorreria somente em 1968 com a inauguração da estrada, interligada por balsa. Foi um marco para a aceleração da especulação imobiliária, que se expandiu em direção às praias do Ariramba e São Francisco. A partir de 1976, a ocupação voltou a se intensificar com a construção da ponte Sebastião Oliveira.

    No início dos anos 80 os velejadores descobriram as potencialidades da ilha para a prática de windsurf e vela. Por mais de vinte anos, Mosqueiro foi lugar obrigatório para iatistas paraenses, bem como nomes conhecidos como os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt. Por isso, um pequeno grupo de velejadores, junto com amantes do kitesurf, ainda tenta manter acesa a "vela" no Mosqueiro, prática que tanto embeleza e dá vida nos dias quentes da ilha.

    CONSTRUÇAO DA PONTE

    Com seus 1.457,35 metros, a ponte Sebastião R. de Oliveira é a principal via de acesso ao distrito. A obra encurtou a distância de Mosqueiro com a capital, deixando-a muito mais acessível à população e atraindo um número cada vez maior de visitantes. Antes da construção da ponte, que ocorreu no dia doze de janeiro de 1976, o deslocamento até a ilha era realizado somente por navios. Esse tipo de transporte garantiu a travessia para o outro lado do continente, por quase meio século. Com a conclusão da ponte, Mosqueiro ganhou ares de cidade grande, belas mansões e prédios.

    Principais Praias

    Praia do Paraíso

    Areião

    Ariramba

    Bacuri

    Baía do Sol

    Bispo

    Camboinha

    Carananduba

    Caruará

    Chapéu Virado

    Fazendinha

    Maraú

    Murubira

    Paissandu

    Paraíso

    Porto Artur

    Praia Grande

    Prainha do Farol

    São Francisco

    Conceição

    Farol

    Principais Pontos Turísticos

    Praça Cipriano Santos

    Praça do Chapéu Virado

    Mercado municipal

    Trapiche

    Fábrica Bittar

    Hotel farol

    Tapiocaria da praça matriz

    Barracas com comidas tipicas localizadas na praça matriz (vatapá, maniçoba, arroz paraense, tacacá, caruru, etc.)

    Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó

    Igaracoco

    Praia do Paraíso

    Orlas

    Farol

    Chapéu Virado

    Porto Artur

    Murubira

    Ariramba

    Bispo

    Marauh

    Paraíso

    Baía do sol

    PORTAL DO ALUNO

    Boletim, Boleto, Faltas, Declaração(IRPF), etc.

    2ª VIA DO BOLETO

    Atualização de Boleto 

    (Banco do Brasil)

    ÁREA DO PROFESSOR

    Lançamento de Notas (Avaliações)

    ÁREA DO COLABORADOR

    Contracheque

    WEBMAIL

    COLÉGIO NOSSA SENHORA DO Ó

    Rua Francelina Santos(Estrada da Bateria), 962. Chapéu Virado. Mosqueiro. Belém/Pa.

    INSTITUCIONAL ANBEAS

    Nossa Missão

     

    SAVINA PETRILLI

    Quem Somos

    Madres

     

    CULTURA E ESPIRITUALIDADE

    Centro de Formação Memorare

    Centro Cultural Efatá 

    Emaús - Centro da Juventude

    EDUCACIONAL

    Colégio Santa Catarina de Sena

    Colégio Sagrado Coração de Jesus

    Colégio Nossa Senhora das Graças

    Centro Educacional Ir. Abelinda Ducci

    Centro Educacional Menino Jesus

    Centro Educacional Madre Savina

    Colégio Nossa Senhora da Conceição

    Colégio Nossa Senhora do Ó

    Escola Ir. Maria Catarina Levrini

    Escola Santa Teresinha

    Escola Santa Inês

    SOCIAL

    Casa Maria menina

    Centro Social Dom Avelar

    Casa Savina Petrilli

    Centro de Apoio ao Idoso Santa Catarina de Sena

    Lar da Providência Carneiro da Cunha

    Lar Nossa Senhora de Fátima

    Projeto Raios de Luz

    Programa de Atenção Básica à Família

     

    COMPLIANCE SAVINIANO

    Visão Geral

    Politica de Privacidade