Home
  • Nossa Escola
  • Savimundo
  • Padroeira
  • Nossa Ilha
  • Galeria
  • SaviEstudante

 "As crianças são como tesouros entregues a nós por Deus"

                                                                             Be. Savina Petrilli

Segundo Savina, a finalidade da educação é fazer com que a criança ou jovem faça na terra a revolução do Amor e por isso precisa de um referencial perfeito e completo, que é o próprio Cristo na pessoa do educador, de maneira justa e harmonia, no qual ele encontra um modelo a seguir.

 Madre Savina se preocupava com o tipo de educação que viesse favorecer o crescimento harmônico do homem total... Uma grande falha da educação será fazer a dicotomia ente o humano e o espiritual, como se alguém pudesse educar-se por compartimentos, primeiro a formação intelectual, a cristã, depois a humana.

 Para não desviarem os educadores da finalidade a que se propõem é preciso ter não apenas o conhecimento da doutrina cristã, também o conhecimento da pessoa humana.

  Os alunos para serem bons cristãos hão de ser bons educandos. É este o motivo para que Madre Savina chama atenção sobre a formação humana.

“Tenha para com todos, sentimentos de cortesia e de respeito como convém à boa edificação. Numa palavra, saiba renunciar a si mesmo por amor daquele que deixou a caridade fraterna como lei suprema a todos os resgatados com o preço do seu preciosíssimo  sangue.

 “A felicidade consiste em viver em Deus, isto é, manifestá-Lo na própria vida”. 

 Savina viveu uma forte experiência de Cristo sacerdote e Adorador do Pai, até o total abandono de si. Operante contemplativa acolhe o mistério de Cristo revelado sob as mais variadas formas de pobreza.

 O Colégio Nossa Senhora do Ó, como Escola Católica, cumpre a missão de proporcionar ao educando uma formação cristã e maneira de ser, de viver e de conviver acessível à plena participação no Mistério de Cristo Ressuscitado, dentro de uma perspectiva de integração entre fé, cultura e vida.

 Assume também perante a sociedade a tarefa de educar para o aprofundamento do saber, preparando cidadãos capazes de aplicar esse saber em benefício das necessidades e aspirações das pessoas e da comunidade sob a inspiração da mensagem cristã da Pedagogia Saviniana, de modo que o aluno sinta-se integrado à proposta da escola, através da:

     * Valorização de seus conhecimentos e de sua forma de expressão como processo de socialização de construção de uma identidade pessoal;

    * Garantia de uma aprendizagem em que eles possam ter iniciativas para resolver problemas, possibilidade de corrigir erros e criar soluções pessoais;

    * Convívio social necessário à formação de indivíduos competentes, críticos, conscientes e preparados para viver, conviver e exercer seu papel de cidadão numa sociedade moderna.

 Essas metas devem perpassar o trabalho das diferentes áreas curriculares, ministrado por professores capazes de construir uma referência pedagógica que possa ser traduzida em projeto educativo para todos os níveis educacionais e para toda a Escola, tendo em vista:

 

    * A incorporação ao seu trabalho dos avanços das pesquisas nas diferentes áreas de conhecimento;

    * Uma visão de conteúdo para além dos conceitos inserido em seu trabalho procedimentos, atitudes e valores como conhecimentos relevantes;

    * A realização de um trabalho que implique no uso das tecnologias de comunicação e da informação.

 O Colégio Nossa Senhora do Ó, atento aos avanços dos novos tempos, define, à luz da Pedagogia Saviniana, como maior objetivo para sua ação pedagógica, o amor ao educando e à sua formação para o sentido da vida, que o revele artífice de sua própria história.

 Atualmente, o Colégio Nossa Senhora do Ó atende cerca de 1.300 crianças carentes da Ilha em um trabalho Filantrópico, assim como em todas as casas da Congregação.

TRAJETÓRIA NA HISTÓRIA

No dia 29 de Agosto, comemoraremos a Festa de Savina Petrilli. 

Com a vida de Savina perceberemos que a santidade é algo que pode ser alcançado por qualquer um de nós, basta que sejamos solidários, e tenhamos coragem de colocar sua vida a serviço dos irmãos, de modo especial os mais pobres.

Savina Petrilli que nasceu em Sena no dia 29 de agosto de 1851, numa família rica de princípios humanos e cristãos.

Desde pequena procurava compreender o projeto que Deus tem sobre ela.

Em 1864 aos 13 anos. Tem que deixar a escola para ajudar a mãe no desempenho dos trabalhos domésticos e cuidar dos irmãozinhos. Lê a vida de Santa Catarina e se enamora por Jesus Cristo.

A realidade de Savina é semelhante à de muitos brasileiros que se vêem obrigados a deixar a escola: assumir com seus pais o sustento da família.

Em 1866 com 15 anos, em sua vida já é notada sua devoção a Virgem Imaculada atração de sua vida e vai fazer parte da Associação das “Filhas de Maria”. Vivaz e dinâmica, ensina o catecismo e reúne regularmente em sua casa um grupo de amigas com as quais reza, trabalha, sonha com o futuro.

Em1869, com 18 anos, vai a Roma e tem inesperada ocasião de ser recebida, em audiência privada, pelo Papa Pio XI. Após a conversa, se despedem e ouve a mensagem: “Caminha sobre as pegadas de Santa. Catarina e segue os seus exemplos” que a ela soa como uma ordem.

Em 1873 com 3 companheiras inicia a Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena para dedicar-se totalmente a serviço da humanidade sofredora.

Com clareza e opção definida no seguimento de Jesus Cristo, Savina Petrilli fundou, e 1874, um Instituto Religioso cujo objetivo seria a educação das crianças e dos jovens.

Ao longo de sua vida, Savina defendia uma educação espiritual e intelectual com o compromisso de promover e integrar corpo e mente, porque é em Cristo, homem perfeito, que todos os valores humanos e cristãos encontram sua realização plena e, portanto, a própria unidade, expressão viva do amor gratuito.

Com grande coração de mulher e de mãe abre os braços às necessidades do mundo. Em 1903, envia as primeiras missionárias ao Brasil  e funda várias missões na Argentina, em 1909.

A idade, os limites que a saúde lhe impõe, as difíceis comodidades dos transportes da época, não a impedem de realizar em 1912, com 60 anos, atravessar o Oceano para visitar as missões fundadas na Argentina.

Vive nas suas filhas estendendo o Reino de Deus também na Índia, Equador, Filipinas e Paraguai.

Não esgotando no tempo a sua grande “paixão” por Cristo e pelo Homem, nem mesmo com a morte ocorrida no dia 18 de abril de 1923. 

Continua a anunciar à nova e fascinante notícia de que Deus assiste com ternura materna todo ser humano que necessite de atenção e de esperança, porque a sua força irresistível é o Amor!

Hoje, mais do que nunca o mundo precisa de pessoas solidárias, corajosas, que dediquem sua vida ajudando as pessoas que de nós necessitem.

CONTAMOS COM VOCÊ para podermos dar continuidade a este trabalho que tem como principal recompensa o reconhecimento de nossas crianças em um futuro não muito distante, pois o que melhor podemos deixar para as crianças e jovens é o conhecimento e os bons exemplos, para que eles se tornem cidadões realizados e conscientes de sua tarefa como co-criadores da obra divina.

 

“A felicidade consiste em viver em Deus, isto é, manifestá-Lo na própria vida”.

Be. Savina Petrilli 

Todo filho é uma pérola, é uma graça única, em especial, Me. Franco que foi escolhida por Deus para uma missão muito especial, uma missão única, singular por tantos anos na Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena.

O Colégio Nossa Senhora do Ó, presta suas condolências e orações, pois em sua estadia terrena, ela cresceu em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens, sempre no temor e na obediência a Deus e a seus votos a serviço da Congregação.

Que possamos ser inspirados por suas ações e exemplos que ela deixou para nós e nos alegrarmos na certeza que ela está com o Pai Criador.

PRESENÇA DAS IRMÃS

ALEMANHÃ

FILIPINAS

ARGENTINA

BRASIL

EQUADOR

FILIPINAS

ÍNDIA

ITÁLIA

PORTAL DO ALUNO

Boletim, Boleto, Faltas, Declaração(IRPF), etc.

2ª VIA DO BOLETO

ÁREA DO PROFESSOR

Atualização de Boleto 

(Banco do Brasil)

Lançamento de Notas (Avaliações)

ÁREA DO COLABORADOR

Contracheque

WEBMAIL

COLÉGIO NOSSA SENHORA DO Ó

Rua Francelina Santos(Estrada da Bateria), 962. Chapéu Virado. Mosqueiro. Belém/Pa.

INSTITUCIONAL ANBEAS

Nossa Missão

 

SAVINA PETRILLI

Quem Somos

Madres

 

CULTURA E ESPIRITUALIDADE

Centro de Formação Memorare

Centro Cultural Efatá 

Emaús - Centro da Juventude

EDUCACIONAL

Colégio Santa Catarina de Sena

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Colégio Nossa Senhora das Graças

Centro Educacional Ir. Abelinda Ducci

Centro Educacional Menino Jesus

Centro Educacional Madre Savina

Colégio Nossa Senhora da Conceição

Colégio Nossa Senhora do Ó

Escola Ir. Maria Catarina Levrini

Escola Santa Teresinha

Escola Santa Inês

SOCIAL

Casa Maria menina

Centro Social Dom Avelar

Casa Savina Petrilli

Centro de Apoio ao Idoso Santa Catarina de Sena

Lar da Providência Carneiro da Cunha

Lar Nossa Senhora de Fátima

Projeto Raios de Luz

Programa de Atenção Básica à Família

 

COMPLIANCE SAVINIANO

Visão Geral

Politica de Privacidade